Diário de bordo 25-26
O projeto de leitura do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas pretende a participação dos alunos do Agrupamento nas ações/atividades relacionadas com a leitura e escrita diversificando estratégias de apropriação / utilização do livro e da leitura, envolvendo os jovens na leitura, na produção de conteúdos relacionados e na dinamização de ações ativas e dinâmicas.

O Programa de Literacia Mediática e Informacional do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas tem como finalidade desenvolver, de forma progressiva e transversal, as competências dos alunos no acesso, análise, avaliação, produção e comunicação da informação, em diferentes contextos e suportes. Alinhado com os referenciais nacionais em vigor e com as orientações da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), promove o trabalho articulado com as áreas curriculares e os projetos do Agrupamento.
Através de práticas pedagógicas diversificadas, pretende-se incentivar o pensamento crítico, o uso informado e responsável dos media, a prevenção da desinformação, o respeito pelos direitos de autor e a adoção de comportamentos éticos no ambiente digital, contribuindo para a formação de cidadãos autónomos, críticos e participativos.
Meditação... com autores
Surge como forma de sensibilizar os alunos para o seu bem-estar mental e emocional, apelando à dimensão estética e aos valores transmitidos por algumas obras literárias. A atividade é, deste modo, integrada nas disciplinas de Cidadania e de Português. Articula com as disciplinas, com a Biblioteca Escolar (BE) e com o Clube Meditar para Acalmar. Por exemplo:

A principal finalidade é divulgar as iniciativas, projetos, opiniões, etc. dos membros da comunidade escolar bem como dar informações/notícias sobre atividades e/ou outros acontecimentos julgados de interesse para a comunidade escolar. Assim, tratando-se de um jornal escolar, está aberto a todos aqueles que na escola manifestem vontade de nele colaborar, com textos e/ou imagens, estando os mesmos apenas sujeitos ao previsto no Regulamento Interno e aos Órgãos Hierárquicos da Escola.
Endereço do Jornal:
Objetivos:
• Fomentar as literacias da informação e dos media
• Incentivar os alunos para a escrita em várias tipologias;
• Sensibilizar para a importância de uma atitude crítica;
• Promover a consciência cívica.
• Divulgar as diferentes atividades realizadas no contexto escolar.
Os "Jogos Florais" são um concurso concelhio de escrita criativa que decorre, ininterruptamente, desde 2005. Envolve todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas e o Colégio Laura Vicunha, tendo como
público-alvo os alunos desde o 4º ano até ao 12º ano de escolaridade que concorrem voluntariamente. É dinamizado pelas Bibliotecas Escolares, Clube de Reflexão Filosófica e o Departamento de Línguas do Colégio e conta com a parceria da Biblioteca Municipal.
O concurso desenvolve-se nas modalidades de Prosa, Poesia e ainda Reflexão Filosófica no ensino secundário. Está organizado por escalões, de acordo com a faixa etária, e os alunos concorrem sob pseudónimo. Assim, a seleção dos textos premiados, efetuada pelas diversas equipas de júris, garante total imparcialidade.
Este concurso culmina com a cerimónia de entrega de prémios, a “Festa da Palavra”. Posteriormente, elabora-se a publicação dos trabalhos premiados que é divulgada no blogue.
Projeto Autor na Escola
Projeto anual e integra o aLer+. A leitura é uma competência essencial para o desenvolvimento pessoal e social. Ela permite-nos ampliar os nossos conhecimentos; desenvolver o nosso pensamento crítico; Expressar as nossas ideias; aumentar o vocabulário, melhora a aprendizagem de conteúdos curriculares, a construir relações com os outros etc.
.png)
É um concurso que contribui para fomentar o uso competente, crítico, responsável e criativo dos media como instrumentos de liberdade de informação e de expressão, de cidadania e de bem-estar individual e social (realizado quando os alunos se inscrevem).
O programa Proliteracias, que se inicia em 2025-2026, com as turmas do 7.º ano, será desenvolvido ao longo de todo o 3.º ciclo, cruzando as aprendizagens da disciplina de TIC com os descritores e capacidades do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Envolve, desde logo, o trabalho articulado entre TIC, Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar, prevendo-se o alargamento às disciplinas que, de forma direta ou indireta, trabalhem dimensões de literacia informacional e mediática.

Debaqi: fatores para a promoção do diálogo e comportamentos saudáveis em comunidades escolares online (só funciona quando as turmas/professores se inscrevem).

O projeto consiste na recolha de testemunhos, por parte dos alunos com o apoio dos seus professores, junto da geração que viveu antes, durante e após o 25 de Abril de 1974. A ideia é conceber e desenvolver um produto de qualidade que resulte dos testemunhos recolhidos acerca de uma dada área temática e que pode ser realizado em diferentes suportes (e.g., vídeo, podcast, e-book, obra de arte), sempre acompanhados de uma narrativa.
Nos anos consecutivos proceder-se-á à sua divulgação.




.jpg)
